Tem bandas que passam cinco meses sem lançar um novo álbum. Outras, cinco anos. Independente do caso, a expectativa de novas músicas pra o público é gigantesca.
A gente espera, ouve um single aqui e outro ali, torce para as músicas vazarem na internet o mais rápido possível. Ai os discos chegam em nossos computadores e, finalmente, aos nossos ouvidos e… TCHAM, a decepção chega. O estilo muda, as músicas são chatas e na terceira faixa já damos stop no player.
Isso, infelizmente, acontece e muito. No ano de 2010, cinco grandes nomes deram essa mancada com o seu público e o irritaram de tal maneira, que até o Keanu ficou triste.

5 – Gorillaz – Plastic Beach
É preciso ter coragem para admitir isso, já que Damon Albarn é tido como um semi-deus, mas Plastic Beach, ouvindo com atenção, é bem chato. Na tentativa de fazer um som mais “orgânico”, o Gorillaz acabou fazendo o contrário. Virou algo como aquele plástico que suja qualquer praia: sem graça, dispensável e digno de ir pro lixo. Tirando as classudas Rhinestone Eyes, Stylo e On Melancholy Hill, que poderão constar em qualquer coletânea futura da banda, sobra quase nada nas outras 13 músicas. Todas elas parecem ter sido feitas com certa pressa, como uma obrigação contratual. Entretanto não foi nada disso, o que é pior. O Gorillaz simplesmente não acertou a mão, ainda mais quando comparado com as maravilhas do primeiro disco, Gorillaz, de 2001. Havia muita expectativa aqui, reforçada pelas inúmeras participações especiais e de responsa (De La Soul, Mos Def, Snoop Dogg etc.). Mas o que Albarn entregou nesse disco foi muita decepção.
4 – Röyksopp – Senior
Depois de Junior, de 2009, veio o óbvio: esse Senior, aguardado com grande expectativa pelos amantes da música eletrônica. Havia um conceito por trás disso, explicado pelo próprio duo: “os dois discos têm um parentesco, na medida que apresentam duas expressões artísticas da banda. Junior – com ênfase nos vocais e melodias acessíveis, tem a energia, o temperamento curioso e confiante de um ‘hey-ho, let’s go!’ – atitude da juventude. Ao passo que Senior é introvertido, emanando experiência, dizendo ‘eu sou velho e tenho experiência’ (…)”. Na teoria, ótimo. Na prática, não funcionou. Senior não tem nada de introvertido e, longe disso, esbarra feio naquelas fórmulas fáceis e ávidas para remixes espertos visando as pistas de dança. Nesse sentido, Senior é infantil demais. Os noruegueses do Röyksopp possuem crédito de sobra, mas já fizeram melhor.
3- Klaxons – Surfing The Void
Eis um exemplo clássico de banda hypada até a última nota. Muita gente entrou na onda do indie-dance-pop do Klaxons no seu primeiro disco, Myths Of The Near Future, aclamadíssimo por metade da imprensa do planeta e absorvido a seco pela outra metade, influenciando um número considerável de consumidores. Eis que de 2007 pra 2010 o tempo tratou de colocar o Klaxons no seu devido lugar. Quer dizer, não só o tempo, mas a própria banda, ao lançar o decepcionante Surfing The Void, da chatíssima Echoes. Dessa vez, não teve hype que desse jeito. Aliás, o hype é assim mesmo, fugaz, dura pouco. Se música pop é diversão, o Klaxons já deu sua cota. Deu.
2- Kings of Leon – Come Around Sundown
Depois de 3 discos que os tornaram adorados pelo público indie, e um que lhes concedeu a fama mundial, o Kings of Leon retorna com Come Around Sundown. Todo mundo ansioso pelo quinto disco da banda e assim que dá o play no novo disco, uma supresa: The End. Nem vale se comentar o fato de um artista resolver abrir um álbum com uma música com tal nome, mas ela valeu por ser exatamente o que promete, o fim de uma adoração por uma banda que costumava ser excelente. Para aqueles que esperavam o melhor disco do ano e o retorno a sonoridade do Because of The Times o disco foi uma enorme decepção. Creio que para quem esperava o mais novo Only By The Night também, não sei, não sou um deles. Caleb Followill já havia afirmado que pouco lhe importava se os fãs gostassem ou não do disco, ele já tinha dinheiro o suficiente e queria se concentrar em um som que lhe fizesse se sentir bem. Pois é, Caleb, desagradar seus fãs você conseguiu, agora fazer boa música nesse disco é algo questionável. Com o benefício de Radioactive e No Money, que chegam as ser escutáveis, cadê o resto do trabalho em que os Followill estavam se concentrando tanto para encontrar a sonoridade ideal?
1- MGMT – Congratulations
Para quem espera ouvir uma nova Kids, ou pelo menos algo do nível de Time To Pretend ou Eletric Feel, o segundo disco do MGMT, Congratulations, não é onde se procurar. Verdade seja dita, Brian Eno (a música, não o músico, ela não tem nada nem parecido com ele, por sinal) está ali e poderia até ser algo como uma faixa bônus do Oracular Spetacular. Mas o resto do disco realmente não é nada do que se esperava do MGMT. Há quem defenda Flash Delirium, mas a gravadora até fez Ben e Andrew se desculparem pela canção e bem, seu clipe é muito melhor que a música. O resto do disco parece ainda uma versão piorada da mesma. O duo queria fazer um disco sem hits, pois nunca tiveram a intensão de ser mainstream, o resultado: foram obrigados pela Columbia a lançar 4 singles. A banda ainda insiste que é um disco para ser ouvido como uma obra completa e não as faixas soltas, o problema é que depois de 3 músicas é meio díficil continuar ouvindo na espera de melhorar. Talvez Congratulation esteja como a última faixa (ao contrário do que muitos pensavam antes do lançamento que era para o infame trocadilho para elogiar a banda pelo disco) é para aqueles ouvintes que realmente conseguiram chegar até o final, parabéns pela sua paciência.













dezembro 8, 2010 às 23:35
CONGRATULATIONS <3
dezembro 8, 2010 às 23:39
Gorillaz e MGMT na lista, sério? Decepção no termo de não ser o que o povo esperava sim, dois CDs sem hits óbvios, e que falharam em continuar onde as respectivas bandas pararam. mas os dois álbuns foram muito bons
dezembro 9, 2010 às 00:07
[...] This post was mentioned on Twitter by Breno Oliveira, Izadora Pimenta, Izadora Pimenta, Rock 'n' Beats, juniorpassini and others. juniorpassini said: RT @rocknbeats: Os 5 discos que decepcionaram em 2010 http://bit.ly/dFUuBT [...]
dezembro 9, 2010 às 10:37
concordo com essa lista, esperava mais do mgmt, klaxons e gorillaz.
dezembro 9, 2010 às 10:46
Concordo com Röyksopp, mas MGMT e Klaxons? só foram mal interpretados, Congratulations é um bom disco, eu acho, só não possui aquela identidade Pop do primeiro assim como o Klaxons.
dezembro 9, 2010 às 11:27
Klaxons conseguiu decepcionar bastante, mas acho que já esperava isso também viu. Esse negócio de ‘new rave’ é conversa, teoria desnecessária para descrever um som hype que já perdeu seu potencial.
O álbum do MGMT ficou bem estranho também.
Bacana a lista.
Abs!
Tiago
dezembro 9, 2010 às 11:35
Tb me decepcionei com o Gorillaz e com o Kings of Leon.
dezembro 9, 2010 às 11:43
Marina, que tal mudar o título para “os 5 discos que ME decepcionaram em 2010″?
Afinal, é só a SUA opinião.
dezembro 9, 2010 às 12:48
Boa lista, concordo plenamente em relação ao disco do Klaxons, uma chatisse só e nada de novo.
Porém, discordo do Plastic Beach do Gorillaz estar nessa lista, achei o disco muito bom, foi um dos que mais ouvi em 2010.
Um álbum que poderia estar nessa lista seria o Odd Blood do Yeasaye. Depois de All Hour Cymbals, todo mundo esperava um ótimo segundo cd, mas Odd Blood decepcionou e muito. As letras perderam todo o poder de anteriormente e a levada eletrônica tirou todo o prestígio que a banda tinha alcançado com sua sonoridade.
Não to falando que eles não tinham que mudar, pelo contrário, ficar no mesmo lugar não leva a nada, porém, eles escolheram a forma errada de mudar.
dezembro 9, 2010 às 22:37
Acho justamente o contrário, pedro. (inclusive o odd blood está entre os 10 melhores de 2010 pra mim)
dezembro 9, 2010 às 12:49
Yeasayer*
dezembro 9, 2010 às 14:09
A lista está boa, coerente. Mas o grande erro está com o Klaxons, banda que lançou um ótimo álbum, pop sim, mas muito bem feito. Óbvio que não superaram o primeiro disco, mas fizeram um bom trabalho.
dezembro 9, 2010 às 15:02
e o novo do NX? Não vão comentar? Cadê a Marimoon?
dezembro 9, 2010 às 15:04
Plastic Beach do Gorillaz ??
maio 19, 2012 às 15:49
eu concordo com vc cara.eu achei plastic beach o melhor albun dos gorillaz
dezembro 9, 2010 às 15:19
Concordo sobre o MGMT e o Gorillaz..decepcionaram bastante.
dezembro 9, 2010 às 16:43
Não concordo muito com alguns discos citados, mas respeito mesmo assim.
Pensando agora, tiveram 2 discos esse ano que me decepcionaram bastante:
O novo trabalho do Pendulum (Imersion) e o novo do Crystal Castles. Mesmo seguindo a mesma proposta e sonoridade e apesar de cada album possuir pelo menos 2 músicas interessantes, foram dois trabalhos muito abaixo dos anteriores, principalmente como conjunto da obra.
dezembro 9, 2010 às 17:39
Amigo André, a lista não é só da Marina, nós todos do Rock ‘n’ Beats que votamos.
dezembro 9, 2010 às 23:49
cada um com sua lista hahahah
eu não acho odd blood ruim, mas me decepcionou sim, acho que eu esperava muito
dezembro 11, 2010 às 13:40
[...] o segundo lugar em nossa lista de álbuns que decepcionaram em 2010, Come Around Sundown ganha nova música de trabalho. Depois do hit Radioactive, o Kings Of Leon [...]
dezembro 13, 2010 às 14:01
Que mentira absurda!
KINGS OF LEON
não deveria está nessa lista..
por acaso vcs perguntaram algum fã da banda se gostou ou não??..
Poiiis éee…
foi um dos melhores trabalho da banda!
dezembro 25, 2010 às 19:54
o Further do Chemical Brothers!
dezembro 25, 2010 às 22:09
KoL não é só Molly’s Chambers e Sex on fire. Come around sundown foi um disco sensacional. O comentário sobre o disco foi completamente escroto (essa é a palavra certa) só pelo fato de o disco não estar na lista no som dançante que poderia ser tocado na pista do rnb.
fevereiro 1, 2011 às 19:16
não concordo que os álbuns do MGMT e do Klaxons ficaram ruins, mas…
fevereiro 24, 2011 às 18:35
[...] setembro, a dupla lançou o disco Senior, que figurou a lista do Rock ‘n’ Beats de 5 álbuns que decepcionaram em 2010. CompartilheLeia Também:Röyksopp lança competição para fãs produzirem novo clipeParceria [...]
fevereiro 26, 2011 às 01:47
Concordo com a lista, Plastic Beach eu tinha gostado, mas realmente poucos musicas sao boas… tambem nao gostei dos Chemical Brothers
fevereiro 27, 2011 às 16:01
MGMT – Congratulations em primeiro lugar? Justo. Achei o disco muito chato. Não posso avaliar Kings of Leon – Come Around Sundown, Klaxons – Surfing The Void e Röyksopp – Senior porque não ouvi. Quanto ao Gorillaz – Plastic Beach, gostei muito da música Stylo. Mas o disco mesmo… =(
Grande abraço.