web analytics

As 10 Melhores Músicas Nacionais de 2010

Postado por Rock 'n' Beats. Posted in Melhores de 2010

Tags:

Publicado em 09 dezembro, 2010 - 7 Comentários

A música produzida no Brasil é hoje, novamente, uma das melhores do mundo. E é por isso que nós, do Rock ‘n’ Beats, sempre estamos atentos às novidades que surgem e ajudam a alimentar este catálogo.

Em 2010 os artistas brasileiros arrebataram corações, riram das suas próprias falhas, criaram fábulas regionais, arrastaram a chinela, voltaram no tempo e, acreditem, conseguiram antecipar até o verão.

10º Thiago Pethit – Mapa-múndi

Nesta peça delicada do poliglota Berlim, Texas, Thiago Pethit traz
toda a sua simplicidade a uma história de amor que não deu certo. Aqui ele entra em português, e mesmo com uma letra desiludida, passa calma, como se as dores de amor fossem, na verdade, fáceis de se suportar.

9º  Garotas Suecas – Tudo Bem

A música de abertura do álbum do Garotas Suecas não poderia deixar de conter bastante swing com um quê de tropicália, e faria a sua avó mexer o esqueleto e o seu oftalmologista cantarolar enquanto você tenta não se confundir com as lentes.

8º Sabonetes – Hotel

Acho que Hotel é uma música que acertamos a mão”, disse o vocalista Artur Roman na nossa coluna Playlist. O pessoal do Rock ‘n’ Beats também acha, Artur. Hotel, assim como todas as músicas do disco homônimo do Sabonetes, é um hit pronto no qual a banda vem apostando bastante – e na nossa opinião, esse caminho está mais do que certo.

7º Do Amor – Perdizes

Em Perdizes, o Do Amor desiste  de apenas flertar com a música regional do nordeste presente no álbum de estreia dos cariocas e parte explicitamente para o arrastar de chinelo, o derramar de suor, e toda a diversão escancarada e genuína das percussões e guitarras de uma banda sem amarras.

6º Apanhador só – Prédio

Prédio abusa de uma letra divertida e uma melodia contagiante, fórmula perfeita o single de uma banda que, a cada dia mais, começa a cair no gosto de mais pessoas. E não só isso: essa é daquelas que dá para cantar junto e dançar sem preocupação.


5º Mombojó – Papapa

O Mombojó traz em Papapa uma letra com uma vibe quase axé – afinal, eles clamam pelo sol -  embalada pelo característico sotaque de Felipe S.  Perfeita para um singalong a plenos pulmões, quase em ritmo de trio elétrico, mas, espera… isso aqui é outra coisa! Papapa-papa…


4º Cérebro Eletrônico – Cama

Muito se fala da linha que divide o independente do mainstream para a geração sensível e talentosa surgida nas esquinas do Baixo Augusta e Vila Madalena – encabeçada por Tatá Aeroplano. E com Cama ela ficou ainda mais tênue. A canção nasceu pronta para arrebatar rádios, televisão e ser escutada pelo Brasil todo, graças ao refrão mais viciante do ano.

3º Marcelo Jeneci – Pra Sonhar

Pra Sonhar é tão recheada da inseparável sanfona de Jeneci que chega a soar até um tanto sertaneja. Mas além da melodia impecável, não dá para deixar de prestar atenção na declaração de amor apaixonante, que segundo entrevista à Natura Musical, o cantor fez em homenagem a sua esposa. Quase uma Something.

2º Tulipa Ruiz – Às vezes

Só com uma menção à Rua Augusta, Tulipa derrama toda a cena de São Paulo com a delicada Às Vezes, uma balada contagiante e radiofônica sobre os desencontros com caras sacanas que floreiam na vida da maioria das mulheres.

1º Holger – Let ‘Em Shine Below

Encontrar a música que representa com perfeição um momento de uma banda é uma das tarefas mais difíceis para um artista.  É preciso confiança, talento e, principalmente, amar o que está fazendo.  Let The`em Shine Below conseguiu espremer as referências, convicções, amores e paixões de cinco pessoas ao mesmo tempo e ainda por cima um milagre: antecipar o verão!

Sobre Rock 'n' Beats

Veja outros artigos de Rock 'n' Beats

Comente usando o Facebook!

7 Comentários

Existem atualmente 7 Comentários no As 10 Melhores Músicas Nacionais de 2010. Deixe seu comentário

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Breno Oliveira, Izadora Pimenta, Izadora Pimenta, Izadora Pimenta, Izadora Pimenta and others. Izadora Pimenta said: RT @rocknbeats: As 10 Melhores Músicas Nacionais de 2010 http://bit.ly/gDRhIY [...]

  2. Sabonetes é uma das melhores bandas nacionais que existe!
    Thiago Pethit e a talentosa Tulipa Ruiz mereceram o destaque.
    Garotas Suecas e Apanhador Só, duas excelentes bandas, assim como Cérebro Eletrônico e Do Amor.
    Não conhecia Marcelo Jeneci, ouvi por aqui mesmo, e curti bastante.
    Mombojó e Holger são casos a parte…

  3. Tá faltando “Discutindo” do Hierofante Púrpura nessa lista!

  4. Algumas são muito boas mesmo.
    Mas, dica: pesquise fora de SP, filho.
    Ou esta é a lista: “as 10 bandas mais profissionais do ano” (ou seja: quem mora em SP, investe grana pra gravar e faz seu produto rodar)? daí eu concordo.
    Abs

  5. queridos, o player do garotas suecas tá com a música do thiago pethit, hihi. xx

  6. Trabalho em rádio no estado do Rio de Janeiro e nunca ouvi falar em nenhum desses artistas, salvo o Marcelo Jeneci. Como o amigo disse acima pesquise um pouco fora de São Paulo. Sem contar que ‘melhor ou pior’ é um conceito relativo demais né? Qual o critério para selecionar esses artistas? Se vocês colocassem como título o termo revelações ou mais vendidos talvez desse mais credibilidade. Esse é o meu ponto de vista. Mas parabéns pelo trabalho. Valeu!

    • @edgard

      A lista final foi fruto de uma votação livre feita entre a equipe do Rock ‘n’ Beats, que além de São Paulo, também tem membros no Rio, Minas e Rio Grande do Sul.

      Esses discos não são mais vendidos, até porque a música independente brasileira é algo que ainda passa bem longe dos grandes veículos de mídia. E vários não encaixariam como revelações, pois já lançaram discos e algumas têm nome dentro do cenário independente (Mombojó por exemplo).

      E uma lista, como uma resenha, é sempre algo algo pessoal mesmo. Por isso cada site faz a sua e elas dificilmente são iguais.

      Abraços =)

  7. Bom, corrigindo meu comentário acima, a Tulipa Ruiz eu também já conhecia. Ouvi uma ou duas músicas. Na minha opinião, não é grande coisa.

  8. [...] com Tulipa, Do Amor e Marcelo Jeneci – “10 melhores discos nacionais” e “10 melhores músicas nacionais“. Ufa! 9/12/2010. Tags: 2010, Apanhador Só, Escaldante Banda, Garotas Suecas, Lançamentos, [...]

  9. [...] O último álbum lançado pelo Cérebro Eletrônico é Deus e o Diabo no Liquidificador, de 2010, que rendeu uma música do ano à época, a radiofônica Cama. [...]

Deixe seu comentário

RocknBeats