vBulletin stats
Gilberto Gil, 70 anos: ouça novos artistas que celebram sua obra | Rock 'n' Beats

Gilberto Gil, 70 anos: ouça novos artistas que celebram sua obra

Postado por Amauri Terto. Posted in Destaque, Especiais, Nacionais

Tags: , , , ,

Publicado em 26 junho, 2012 - Nenhum Comentário

Gilberto Gil completa 70 anos hoje. Cantor, compositor, músico e também ministro (2003-2008), o baiano diplomado em Administração de Empresas, expoente da luta contra a didatura militar e peça-chave da revolução tropicalista é inegavelmente um dos sujeitos de maior influência na música popular brasileira.

Parceiro de Caetano Veloso em discos, shows e até no exílio, Gil figurou posição de destaque nos festivais das décadas de 1960 e 1970, que modernizaram a forma de fazer e pensar música nacional. Ao longo dos anos 1980, aprimorou a combinação original de diferentes vertentes sonoras (jamaicana, norte-americana e africana), aproximando-se afetuosamente do reggae.

No decorrer de sua trajetória, Gilberto Gil consolidou-se  definitivamente na história da cultura brasileira. Ele é hoje referência para qualquer banda ou intérprete que queira cantar e entender as contradições do país.

Sabendo de tudo isso, o Rock’n'Beats presta uma homenagem reunindo versões realizadas por quem entende a importância do artista e do seu legado.

Bora conferir?

No programa  de TV Som Brasil dedicado ao músico, a cantora paulista (radicada em Londres) Cibelle abusa dos elementos eletrônicos para reinventar a combativa faixa Punk da Periferia, de 1983.

Bat Macumba, composição de Gil e Caetano, ganhou recentemente uma versão vigorosa do Garotas Suecas.

Chico Buarque não deve receber todas as honras pela força do discurso de Cálice, pois Gil divide com ele a autoria da faixa. Pitty fez uma versão puro rock.

Para fechar, a faixa Crazy Pop Rock - parceria entre Gil e Jorge Mautner – que está presente no novo disco da também baiana Márcia Castro.

Sobre Amauri Terto

Estudante de jornalismo, espectador, ouvinte, leitor e destemido pedestre na cidade de São Paulo.

Veja outros artigos de Amauri Terto

Comente usando o Facebook!

Nenhum Comentário

Nenhum Comentário em Gilberto Gil, 70 anos: ouça novos artistas que celebram sua obra. Talvez você queira deixar um Comentário

Deixe seu comentário

RocknBeats