vBulletin stats
Bob Dylan estampa a capa da nova edição da revista Rolling Stone estadunidense | Rock 'n' Beats

Bob Dylan estampa a capa da nova edição da revista Rolling Stone estadunidense

Postado por Raul Ramone. Posted in Internacional

Tags: , ,

Publicado em 13 setembro, 2012 - 1 Comentário

A nova edição estadunidense da Rolling Stone destaca Bob Dylan e o álbum Tempest, o 35º da longa trajetória do poeta. Entre os assuntos discutidos por Dylan na entrevista com Mikal Gilmore estão sua opinião sobre outros artistas (como John Lennon e Bruce Springsteen), filmes feitos sobre ele e as acusações de plágio.

A edição brasileira da revista publicou um trecho da conversa, que pode ser lido abaixo.

Eu queria perguntar sobre a polêmica a respeito das citações nas suas músicas tiradas dos trabalhos de outros escritores, como do autor japonês Junichi Saga e o livro Confessions of a Yakuza,e a poesia sobre a Guerra Civil de Henry Timrod. No folk e no jazz, citações são uma tradição rica e enriquecedora, mas alguns críticos afirmam que você não citou suas fontes claramente. Qual a sua resposta para esse tipo de acusação?
Bom, é, no folk e no jazz, a citação é uma tradição rica e enriquecedora. Isso certamente é verdade. É verdade para todo mundo, menos para mim. Existem regras diferentes para mim. É isso que acha Henry Timrod, você já ouviu falar dele? Quem tem lido o que ele escreve ultimamente? E quem o impulsionou para os holofotes? Quem tem te feito ler o que ele escreve? Pergunte aos descendentes dele o que eles acham disso tudo. E se você acha que é tão fácil citá-lo e que pode ajudar seu trabalho, faça isso você mesmo e veja o quão longe consegue chegar. Chorões e medrosos reclamam dessas coisas. É algo velh – faz parte da tradição. Existe faz tempo. Essas são as mesmas pessoas que tentaram me dar o apelido de Judas. Judas, o nome mais odiado na história da humanidade! Se você acha que foi chamado de um nome ruim, tente sair dessa. Sim, e por que? Por tocar guitarra? Como se isso fosse de alguma forma equiparável a trair nosso Senhor e entregá-lo para a crucificação. Todos esses cuzões do mal podem apodrecer no inferno.

Sério?
Eu estou trabalhando dentro da minha forma de arte. É simples assim. Eu trabalho dentro das regras e limitações dela. Existem figuras de autoridade que podem explicar esse tipo de arte a você melhor do que eu. Se chama composição de música. Tem a ver com melodia e ritmo, e aí, depois disso, vale tudo. Você transforma tudo em seu. Todos nós fazemos isso.

A edição 1166 da revista será distribuída nos Estados Unidos a partir de amanhã (14).

Sobre Raul Ramone

Redator no Rock 'n' Beats, editor e redator do Degenerando Neurônios e Move That Jukebox, colaborador de grandes nomes da blogosfera como Floga-se, Cavalera, Rockin'Chair, Pergunte ao Pop entre outros. Twitter: @raulramone

Veja outros artigos de Raul Ramone

Comente usando o Facebook!

1 Comentário

Existem atualmente 1 Comentário no Bob Dylan estampa a capa da nova edição da revista Rolling Stone estadunidense. Deixe seu comentário

  1. Esse é “O cara”.
    Estou na torcida para que ele leve o Prêmio Nobel de Literatura neste ano de 2012.

Deixe seu comentário

RocknBeats