vBulletin stats
A história de “Have You Ever See The Rain?”, clássico do Creedence Clearwater Revival | Rock 'n' Beats

A história de “Have You Ever See The Rain?”, clássico do Creedence Clearwater Revival

Postado por Raul Ramone. Posted in Destaque, Internacional

Tags: , , , ,

Publicado em 29 outubro, 2012 - Nenhum Comentário

Lançada em janeiro de 1970, “Have You Ever See The Rain?” é uma das mais belas canções do álbum Pendulum, do Creedence Clearwater Revival. Na época, os irmãos John e Tom Fogerty passavam por momentos turbulentos na banda, o que resultou na saída de Tom. John, principal compositor do grupo, escreveu uma canção-desabafo, se referindo à inevitável saída do irmão justamente no momento em que o CCR desfrutava do grande sucesso alcançado. A frase “I want to know – have you ever seen the rain comin’ down on a sunny day?” ilustra bem isso.

Já em “Hey Tonight”, lado b do single, John tranquiliza a banda, dizendo que tudo ia ficar bem – apesar das adversidades.

Tom Fogerty deixou a banda no início de 1971, logo após o lançamento de Pendulum. Ele ainda lançaria vários singles e três álbuns solo antes de falecer de tuberculose, em 1990.

A canção abaixo foi lançada por Tom em 1974 no álbum Zephyr National e conta com participação dos ex-companheiros Stu Cook e Doug Clifford (baixista e baterista do CCR, respectivamente), além do irmão John Fogerty, que gravou seu take separadamente.

Musicalmente falando, “Have You Ever See The Rain?” foi bastante influenciada pelo som do Booker T. & the MG’s, que excursionou com o CCR durante a turnê de divulgação de Pendulum. John se apaixonou pelo órgão Hammond de Booker T. Jones e resolveu usá-lo em algumas canções do álbum em questão.

Abaixo, o álbum Green Onions, lançado em 1962 pelo grupo Booker T. & The MG’s. Um verdadeiro clássico.

01 00:00 “Green Onions”
02 02:54 “Rinky Dink”
03 05:33 “I Got a Woman”
04 09:06 “Mo’ Onions”
05 12:00 “Twist and Shout”
06 14:10 “Behave Yourself”
07 18:03 “Stranger on the Shore”
08 20:23 “Lonely Avenue”
09 23:50 “One Who Really Loves You”
10 26:14 “You Can’t Sit Down”
11 29:02 “A Woman, a Lover, a Friend”
12 31:33 “Comin’ Home Baby”

Ao longo dos anos o significado de “Have You Ever See The Rain?” foi mudando para John Fogerty. No início do ano, durante um show no Arizona, o músico declarou: “Esta canção foi originalmente escrita sobre algo muito triste que estava acontecendo na minha vida. Mas eu me recuso a ficar triste agora. Porque agora esta canção lembra a minha garota Kelsy e todas vez que eu a canto, eu penso em Kelsy e no arco-íris”.

Separamos nove versões diferentes desse clássico do rock, agora – assim espero – visto sob outra perspectiva por vocês. Enjoy!

Fonte: Degenerando Neuronios

Sobre Raul Ramone

DJ, Produtor, Redator. Responsável pelo Degenerando Neurônios (www.degenerandoneuronios.tumblr) e colaborador da blogosfera. Pode ser lido em @perdidosnoar, @movethatjukebox, entre outros. Portfólio completo: www.raulramone.wix.com/portifa

Veja outros artigos de Raul Ramone

Comente usando o Facebook!

Nenhum Comentário

Nenhum Comentário em A história de “Have You Ever See The Rain?”, clássico do Creedence Clearwater Revival. Talvez você queira deixar um Comentário

Deixe seu comentário

RocknBeats