Chega mais um ano e com ele a necessidade de realizar o pagamento do IPTU 2024 BH. Algumas pessoas não entendem completamente como funciona a cobrança ou a importância deste tipo de imposto. Por isso, no artigo de hoje os mineiros vão conhecer todas as informações sobre o IPTU 2024 BH.

IPTU 2024 Belo Horizonte

O IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana que é instituído em todas as cidades do Brasil. O seu objetivo é o de arrecadar fundos para os cofres públicos municipal e destiná-los aos custeios com os serviços oferecidos pela cidade e com a manutenção que todo município exige.

✓ Comparando preços? Veja também os valores dos IPTU’s:

  • IPTU 2024 DF

Por tanto, os contribuintes pagam a taxa anualmente para que o dinheiro seja revertido no uso deles mesmos, em melhorias na saúde, educação, segurança, infraestrutura e desenvolvimento local. Como em todas as cidades, em BH os responsáveis por essa cobrança são os setores financeiros e de administração.

O contribuinte do IPTU 2024 BH é o proprietário do imóvel, o titular ou o seu possuidor. As propriedades vigentes são: casas, apartamentos, terrenos mesmo que sem construção, prédios, comércios e salas comerciais.

Base para o cálculo do IPTU 2024 BH

Antes de determinar quanto cada contribuinte vai pagar pelo IPTU 2024 BH é feito um cálculo. A base para o cálculo é o valor venal da propriedade, quer dizer, o seu valor de revenda á vista.

O valor venal do imóvel será determinado seguindo estes elementos:

  • Preços atuais das transações no mercado imobiliário;
  • Zoneamento urbano;
  • Características do endereço e da região onde se situa o imóvel;
  • Características do terreno como: área; topografia, forma e acessibilidade;
  • Características da construção como: área; qualidade, tipo e ocupação; o ano da construção;
  • Custos de reprodução.

A avaliação dos imóveis será feita através do Mapa de Valores Genéricos, que contém a Listagem ou Planta de Valores de Terrenos, a Tabela de Preços de Construção e, outros pontos que podem valorizar a propriedade.

*Estas informações ficam registradas nos documentos da prefeitura!

Quem desejar fazer a revisão dos valores pode facilitar este processo através do Agendamento Eletrônico, um portal que a prefeitura deixa disponível para que os contribuintes marquem como antecedência a sua ida até as secretarias responsáveis.

Valor IPTU 2024 BH

Determinado o valor venal da propriedade, outro fator que influencia no valor IPTU 2024 BH é a alíquota definida pela administração da cidade. Esta alíquota deve ser multiplicada pelo preço do imóvel: alíquota x valor venal = IPTU.

Esta porcentagem sofre alterações de acordo com o tipo de construção do imóvel, o seu uso e ocupação. Veja abaixo a tabela definida para 2018, acredita-se que para o próximo ano poucas alterações devem ser levadas em conta, o reajuste depende da inflação ou necessidade dos cofres públicos.

Lembrando que taxas de coleta de lixo e iluminação podem ser acrescentadas no preço total do IPTU 2024 BH, mas esta informação fica descrita no carnê.

Pagamento IPTU 2024 BH

Para a realização do pagamento IPTU 2024 BH ficam disponíveis duas maneiras: em cota única ou parcelado.

Os contribuintes terão desconto de 5% no pagamento referente ao adiantamento integral de, no mínimo, duas parcelas, realizado à vista até o dia 22 de janeiro;

Pagamento parcelado do valor do tributo em 11 parcelas mensais e consecutivas, com vencimento da primeira parcela no dia 15 de fevereiro e das demais parcelas no dia 15 de cada mês.

A maior parte das agências bancárias e casas lotéricas fazem o recolhimento do valor do tributo, mas para evitar frustrações verifique com os funcionários.

Consulta e 2 via IPTU 2024 BH

O contribuinte que por algum motivo não receber direto em sua residência a guia para pagamento do imposto, pode fazer a consulta e 2 via IPTU 2024 BH direto do site da prefeitura, com facilidade. Apenas certifique-se de que possui um bom acesso à internet.

  • Acesse o site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte;
  • Coloque a seta em cima de ‘Acesso Rápido’, aparecerão opções de acesso. Clique em ‘2° via IPTU‘;
  • Preencha as informações de acordo com a opção que preferir.

Leia ao artigo abaixo e saiba tudo sobre como consultar e como realizar pagamento deste imposto no seu estado! Os proprietários de veículos devem ficar atentos ao calendário de pagamento do IPVA 2024 Rio Grande do Sul.  Vale lembrar que a alíquota que deve ser paga do imposto varia de acordo com cada estado e seu governo. Acesse o site do DETRAN-RJ para ver a data de vencimento, conforme o final da placa do seu carro.

Se você fizer o pagamento do IPVA 2024 RJ, no valor integral, terá um desconto de 5%. Você pode pagar o IPVA 2024 em até três vezes. Porém, não terá nenhum desconto. Além dos débitos pagos através do carnê, você deve pagar também as multas de trânsito.

Leia também: IPVA 2024 Paraná.

As taxas do IPVA 2024 Rio Grande do Sul são:

  • 1% para ônibus, caminhões, cavalos mecânicos e veículos com capacidade igual ou superior a 3.500kg;
  • 2% para motos e similares com potência até 200 cilindradas;
  • 2,5% para automóveis, caminhonetes, micro-ônibus, embarcações recreativas e esportivas, e qualquer outro veículo que não se enquadre no item anterior, inclusive buggie, jet ski, aeronave.

Consulta IPVA RJ

A Sefaz RJ passa para o contribuinte um serviço no qual é possível consultar IPVA 2024 RJ através da internet. Você pode acessar o site da Secretaria de Estado de Tributação do RJ. Digite a placa e o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Depois, clique em consultar.

Veja como realizar a consulta IPVA 2024 RJ detalhadamente abaixo:

  • Acesse o site do Detran RJ www.detran.rj.gov.br;
  • Digite a Placa e o Renavam do veículo;
  • Clique em “Ok”.

Pagamento IPVA RJ

Você pode efetuar o pagamento IPVA 2024 RJ e outras taxas do DETRAN até a data do vencimento em qualquer agência bancária. Após o vencimento, somente nas agências do Banco do Brasil. Você também pode efetuar o pagamento nos correspondentes bancários. Se você for correntistas do Banco do Brasil, ainda têm mais duas alternativas para efetuar o pagamento das taxas de licenciamento, IPVA e seguro DPVAT.

No site do Banco do Brasil e nos caixas de autoatendimento, seguindo os seguintes passos:

  • Pagamento;
  • Sem Código de Barra;
  • IPVA e demais taxas Detran.

Não conseguiu se formar no tempo regular de ensino? Gostaria muito de obter o certificado de conclusão? No texto de hoje você vai conhecer quem pode fazer o Encceja 2024 e como fazer a inscrição. Saiba mais como funciona esse exame e quem pode fazer o Encceja 2024!

Quem pode fazer o Encceja 2024

Nem todas as pessoas tiveram a chance de terminar os estudos no tempo regular de ensino e obter o certificado de conclusão. Sabendo disso, o Ministério da Educação, junto com o Governo Federal e o INEP, criou o Encceja.

Encceja significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Como o próprio nome já diz, esse exame serve para oferecer a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio a todos que não conseguiram no tempo regular de ensino.

Não são só apenas os brasileiros que vivem no país que conseguem fazer esse exame. Brasileiros residentes em outros países também conseguem.

No texto de hoje, você vai saber como fazer a inscrição Encceja e quais as regras dessa prova. Não deixe de conferir.

Quais são os requisitos e quem pode fazer o Encceja 2024?

As provas do Encceja são destinadas a todos os candidatos que, por algum motivo, não conseguiram obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio e que precisam desse documento.

Saber quem pode fazer o Encceja 2024 é fundamental antes de fazer a inscrição.

Essas provas atendem a todos os requisitos básicos contidos na legislação vigente para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Poderão fazer esse exame os candidatos que atenderem a esses requisitos:

  • Para receber o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, o candidato deverá ter no mínimo 15 anos;
  • Para receber o certificado de conclusão do Ensino Médio, o candidato deverá ter no mínimo 18 anos.

Qual o objetivo do Encceja?

A criação de um exame desses tem como principal objetivo ajudar quem não conseguiu se formar, seja por motivos pessoais, profissionais ou outros.

Quem pode fazer o Encceja 2024 se beneficia, pois dependendo do desempenho nas provas, o certificado pode ser emitido sem nenhum problema.

Neste exame é feita uma avaliação para aferir as competências, saberes e habilidades desses jovens e adultos, possibilitando que se desenvolva uma capacidade para autoavaliação do participante no final dessa prova.

Como são as provas?

Todas as questões das provas são baseadas nas matérias de cada período. Quem estudar o conteúdo programático da prova conseguirá resolver as questões sem problemas.

As matérias das provas Encceja serão as seguintes:

  • Ensino Fundamental
  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.

Ensino Médio

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Como consultar o local da prova Encceja?

Todos os candidatos que vão realizar as provas poderão consultar o local através da página do participante Encceja.

Em 2018, os portões foram abertos no dia da prova às 8h e fechados 8h45 nas provas do período matutino. No período vespertino, foram abertos às 14h30 e fechados às 15h15.

Inscrições Encceja 2024

As inscrições para 2024 ainda não estão disponíveis, então, os candidatos terão que esperar mais um pouco.

Na edição de 2018, as inscrições foram feitas nesse site no período das 10h do dia 16/04/2018 às 23h59 do dia 27/04/2018.

SENAI RJ – Os cursos gratuitos do Senai 2024 serão muito concorridos por que as pessoas querem uma oportunidade para estudarem e melhorarem o conhecimento, por que sabem da importância disso no mercado de trabalho, que por sinal está cada dia mais concorrido. São cursos para adicionar conhecimento a você e ao seu currículo, por que as empresas analisam muito isso, quais os cursos que a pessoa fez, entre outras coisas.

Cursos Gratuitos SENAI Rio de Janeiro 2024

Então procure ir atrás de uma oportunidade por que sabemos que você vai conseguir os cursos do Senai RJ 2024 são muito bons e voltados para áreas diferentes, o que permite que muitas pessoas façam e estudem o que tanto precisam. Confira quais são esses cursos e saiba algumas modalidades de ensino:

  • Técnico em Alimentos;
  • Técnico em Redes de Computadores;
  • Técnico em Logística;
  • Almoxarife;
  • Auxiliar administrativo;
  • Recursos Humanos;
  • Eletricista;
  • Modelista;
  • Pizzaiolo;
  • Serigrafo;
  • Produtos de Derivados do leite;
  • Programador WEB;
  • Operador de Telemarketing.

Senai RJ Cursos Gratuitos 2024

Importante se informar sobre os cursos do SENAI RJ gratuitos 2024 referentes a unidade que você pretende estudar, ou seja, a mais próxima de você. por que nem todas as unidades dispõe de todos os cursos, e por isso que você tem que se informar para saber quais são os que estão próximos de você, e assim decidir qual deles fazer. você pode se informar por telefone mesmo.

Entre no site e confira todas as modalidades de cursos: www.senai.rj.br

Telefone e Endereço SENAI RJ

Deixamos o telefone e endereço do SENAI RJ para que você possa saber onde encontrar saiba que esses dados são eferentes a unidade matriz, mas caso você não more nessa região você pode encontrar no site a lista completa e todos os endereços das unidades:

  • Faculdade SENAI Rio Endereço: Rua Mariz E Barros, n° 678 – Tijuca – Rio de Janeiro.
  • Telefone: 0800 0231 231

Inscrição nos cursos SENAI RJ Gratuitos 2024

Entre em contato parar tirar as suas dúvidas. As inscrições nos cursos SENAI 2024 gratuitos podem ser feitas apenas na instituição mais próxima, e para isso leve todos os seus documentos pessoais: RG, CPF, Comprovante de Endereço, Comprovante de Matrícula (caso você ainda esteja estudando) e também uma foto 3×4. Assim você faz sua inscrição e não perde a ida até lá.

Mantenha-se informado sobre a data do início do curso, a durabilidade dos mesmos não é grande, em torno de seis a um ano. E depois e ir atrás as oportunidades no mercado.

O SISU segundo semestre 2023 é a oportunidade que muitos estudantes esperavam para, finalmente, iniciar o ensino superior. A forma de funcionamento do SISU segundo semestre 2023 continua a mesma que o semestre anterior, mas a distribuição de vagas tende a ser menor.

SISU segundo semestre 

O programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC), nomeado Sistema de Seleção Unificada (SISU), é a forma utilizada pelas instituições públicas para o oferecimento de vagas aos candidatos.

✓ Veja ainda como se inscrever nos cursos sisu2023.pro.br!

O sistema funciona duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. E utiliza como critério de seleção a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por tanto, quanto maior a pontuação, mais chances de conquistar a vaga.

A inscrição no SISU sendo semestre 2023 é totalmente gratuita, feita via internet. E apenas a matrícula deve ser presencial, as etapas que a antecedem são exclusivamente virtuais.

Os candidatos podem escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos e instituições.

Caso não sejam selecionados, podem se inscrever na lista de esperar e tentar uma das vagas remanescentes.


Quem pode se inscrever no SISU segundo semestre?

Os requisitos do SISU segundo semestre são equivalentes ao que é exigido para a inscrição SISU 2023 no primeiro semestre.

Considerando que os critérios para a seleção dos candidatos permanecem os mesmos.

É exigido que os interessados em participar do programa tenham:

  • Realizado a prova do ENEM no ano anterior;
  • Obtiveram pontuação superior a zero na redação;
  • Tenham concluído o ensino médio no ano anterior ao de inscrição, isto é, não participaram do Exame como trainee.

Quando é inserido login e senha do ENEM, o sistema indicará se o candidato está apto a participar do processo seletivo.

Quem não cumprir com as exigências será desclassificado automaticamente!


Calendário SISU segundo semestre 

Os interessados em buscar uma vaga nas instituições públicas, precisam estar atentos ao calendário SISU segundo semestre 2023.

As etapas são datadas e divulgadas com antecedência. É preciso cumprir corretamente com as fases do sistema, dentro dos períodos listados:

  • 12/06 a 15/06: período de inscrições;
  • 18/06: resultado dos convocados na primeira chamada;
  • 22/06 a 27/06: inscrições para a lista de espera;
  • 22/06 a 28/07: matrícula da chamada regular, diretamente na instituição;
  • 03/07 a 21/08: convocação dos classificados na lista de espera.

O cronograma acima tem como base o ano de 2022, quando atualizações oficiais forem divulgadas, o artigo também será atualizado.


Vagas SISU segundo semestre 

A vantagem de se inscrever no sistema no segundo semestre são as vagas SISU segundo semestre 2023.

O número de candidatos, comparado com o primeiro semestre, é menor. Pois o resultado SISU 2023 já foi divulgado e as aulas já foram iniciadas.

O número de vagas gira em torno de 57 mil. Cada universidade oferece a quantia de oportunidades diferentes, de acordo com as suas condições. No primeiro semestre as vagas são 4 vezes maior, cerca de 230 mil.

Consequentemente as notas de corte oscilam muito. Lembrando que as notas de corte são definidas tendo a média entre o número de inscritos no curso e instituição, e o número de vagas disponíveis.

O sistema de inscrição permite a disputa em ampla concorrência ou em política de cotas. São considerados cotistas aqueles que forem oriundos da rede pública de ensino, declarados de baixa renda, negros, pardos e indígenas.


Inscrições SISU segundo semestre 

As inscrições SISU segundo semestre 2023 são realizadas no site do programa, dentro dos dias estipulados. 50% das vagas por curso são destinadas aos cotistas.

Durante esse período, o SISU atualiza as pontuações mínimas a serem conquistadas para estar entre os selecionados. Isto é, as notas de corte. Os candidatos podem monitorar a sua inscrição.

Veja como se cadastrar:

  • Acesse o site do SISU e selecione a opção ‘Fazer inscrição’;
    • Insira login e senha cadastrados no ENEM;
      • Faça a escolha dos cursos, por ordem de preferência e preencha os dados necessários.

O painel de inscrição é o mesmo para o primeiro e segundo semestre.

Leia também sobre o calendário de benefícios sociais!

O Bolsa Família é um programa criado pelo governo do Ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o qual, ajuda as famílias mais carentes, que tenham filhos matriculados em escolas públicas, que comprovem a presença deles em sala de aula e que a renda familiar média não passe de 140 reais por pessoa, ou seja, nenhuma pessoa da família pode ganhar mais de 140 reais, o que, convenhamos, é situação de miséria.

Infelizmente, ainda é um programa necessário, devido a realidade desigual que o Brasil ainda apresenta, apesar de uma sensível melhora nos últimos anos, por isso, muita gente ainda depende desse auxilio do Governo para sobreviver.

Então, esse texto vai tratar da tabela do Bolsa Família 2022, para quem precisa acompanhar esse benefício e saber quando vai ser pago os valores dessa ajuda.

Calendário Bolsa Família Caixa

Antes de falar do calendário, é importante lembrar que para participar do programa, a pessoa interessada deve ir até a sede da Secretaria de Assistência Social mais próxima, levando RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda. Esses documentos serão analisados e se a família tiver uma renda menor do que 140 reais por pessoa, ela é cadastrada no programa.

Lembrando que muito se falou que o benefício iria sofrer cortes, devido à crise que o Brasil enfrenta, mas, ele foi mantido intacto no orçamento de 2022, já aprovado pelo Congresso, por isso, não existe nenhuma chance desse dinheiro não chegar as famílias que necessitam dele.

O calendário Bolsa Família 2022 Caixa já foi divulgado e pode ser consultado pela internet, nas agências da Caixa, nas lotéricas e pelo telefone. Cada pessoa recebe o seu pagamento em um dia determinado pelo último número do Número de Inscrição Social (NIS) que também é o número que fica atrás do seu cartão Bolsa Família.

Assim, as primeiras pessoas a receber no mês, são aquelas cujo número impresso no cartão é o um, já as pessoas que tem o número zero, acabam tendo que esperar alguns dias a mais até receberem o benefício.

Essa medida é feita para evitar tumultos na hora do recebimento do benefício, assim, as agências têm mais tranquilidade para efetuar o pagamento, pois, já pensou todo mundo recebendo o dinheiro no mesmo dia, ia ser um grande tumulto.

Para quem quiser se planejar e imprimir o calendário, basta entrar no site www.caixaeconomicafederal.com.br clicar no ícone Bolsa Família, depois no botão calendário e imprimir.

Caso não tenha uma impressora em casa, você pode consultar a tabela ou o saldo do bolsa família gratuitamente em todas as agências da Caixa Econômica Federal pelo Brasil, assim, não há desculpa para não se programar e saber quando irá receber o seu dinheiro e quando vai poder contar com esse auxilio fundamental do Governo, para as pessoas com baixa condições de vida e que necessitam dessa ajuda para sobreviver.

Dentre os vários benefícios pagos pelo Governo Federal para alguns cidadãos brasileiros, um dos mais importantes atualmente é o Salário Família 2022. Por meio deste auxílio milhares de família brasileiras podem conseguir ter uma melhor qualidade de vida. Portanto, é essencial saber como solicitar os pagamentos do Salário Família 2022.

 

O que é o Salário Família 2022

Em detrimento a medidas sociais, o Governo Federal faz mensalmente pagamentos de benéficos a famílias carentes em todo o país. Dessa fora, o Salário Família 2022 é um desses benefícios pagos aos cidadãos brasileiros.

Por meio deste Salário Família, milhares de famílias em todos os estados brasileiros podem ter uma melhor qualidade de vida. Mesmo com o valor pago pelo Governo não sendo alto, este dinheiro ainda é capaz de ajudar muitas pessoas. Principalmente, se somado a outros benefícios como o Bolsa Família 2022.

Para poder ter direito a este auxílio, as famílias devem ter pelo menos um filho com menos de 14 no de idade. Dessa forma, e possível começar a receber os pagamentos. Porém, ainda existem outras regras essenciais para definir quem pode ser um beneficiário.

✓ Quem procura por Salário Família, também costuma ver: Cartão Bolsa Família 2022

Quem tem direito a receber o Salário Família 2022

Assim como dito acima, existem várias regras que definem quem poderá ou não receber estes pagamentos do Governo. Essas regras existem para determinar quem são as famílias que realmente precisam receber este benefício.

Desse modo, confira logo abaixo todas as regras existentes sobre o Salário Família 2022:

  • O pagamento deste benefício será feito para família que tenham filhos, tutores ou enteados com até 14 anos de idade;
  • Caso o responsável pela criança esteja afastado do trabalho e recebendo o auxílio acidente, auxílio doença, ou o Seguro Desemprego 2022 ainda poderá continuar a receber o Salário Família;
  • O responsável pela criança deve estar ativo no mercado de trabalho e realizando as contribuições previdenciárias;
  • Pessoas que forem aposentados por idade
  • Beneficiários do programa Bolsa Família 2022 possuem chances maiores de receber o valor;
  • Caso a criança seja deficiente, receberá o benefício independentemente da idade.

Lembrando que somente poderá receber este benefício a família que tiver ao menos 1 adulto com emprego forma. Ou seja, e preciso que alguém possua a Carteira Profissional assinada para poder solicitar o Salário Família 2022.

Tabela de valores do Salário Família 2022

Em todos os anos, o Governo Federal libera uma tabela com todos os valores de pagamento Salário Família 2022 atualizados. Por meio desta tabela, os pais e responsáveis podem averiguar o quanto receberão mensalmente de pagamento deste auxílio.

Assim, é preciso sempre ficar de olho quando esta tabela será lançada, o que ocorre no início de cada ano. Porém, diferente do que você possa imaginar, este benefício funciona apenas como uma pequena ajuda para manter as condições mínimas de condição de vida das crianças.

Desse modo, confira logo abaixo todos os valores do Salário Família 2022:

VIGÊNCIA

REMUNERAÇÃO

SALÁRIO FAMÍLIA

A Partir de 01/01/2019(Portaria Ministério da Economia 09/2019) R$ 907,77 R$ 46,54
R$ 907,78 a R$ 1.364,43 R$ 32,80
A Partir de 01/01/2018(Portaria Interministerial MTPS/MF 15/2018) R$ 877,67 R$ 45,00
R$ 877,68 a R$ 1.319,18 R$ 31,71
A Partir de 01/01/2017(Portaria Interministerial MTPS/MF 8/2017) R$ 859,88 R$ 44,09
R$ 859,89 a R$ 1.292,43 R$ 31,07
A Partir de 01/01/2016(Portaria Interministerial MTPS/MF 1/2016) R$ 806,80 R$ 41,37
R$ 806,81 a R$ 1.212,64 R$ 29,16
A Partir de 01/01/2015

(Portaria Interministerial MPS/MF 13/2015)

R$ 725,02 R$ 37,18
R$ 725,03 a R$ 1.089,72 R$ 26,20
A Partir de 01/01/2014(Portaria Interministerial MPS/MF 19/2014) R$ 682,50 R$ 35,00
R$ 682,51 a R$ 1.025,81 R$ 24,66
A Partir de 01/01/2013(Portaria Interministerial MPS/MF 15/2013) R$ 646,55 R$ 33,16
R$ 646,56 a R$ 971,78 R$ 23,36
A Partir de 01/01/2012(Portaria Interministerial MPS/MF 2/2012) R$ 608,80 R$ 31,22
R$ 608,81 a R$ 915,05 R$ 22,00
A Partir de 01/07/2011(Portaria Interministerial MF/MPS 407/2011) Até R$ 573,91 R$ 29,43
De R$ 573,92 a R$ 862,60 R$ 20,74
A Partir de 01/01/2011 a 30/06/2011(Portaria Interministerial MF/MPS 568/2010) Até R$ 573,58 R$ 29,41
De R$ 573,59 a R$ 862,11 R$ 20,73
A Partir de 01/01/2010(Portaria Interministerial MPS/MF 333/2010) Até R$ 539,03 R$ 27,64
De R$ 539,04 a R$ 810,18 R$ 19,48
de 01/01/2010 a 29.06.2010 (ver nota)(Portaria Interministerial MPS/MF 350/2009) Até R$ 531,12 R$ 27,24
De R$ 531,13 a R$ 798,30 R$ 19,19

Inscrição Salário Família 2022

Diferentes de outros programas sociais como o Bolsa Família 2022, para solicitar o Salário Família 2022, não é preciso ter uma inscrição CadÚnico 2022.

Para realizar a sua inscrição no Salário Família, o cidadão apenas precisa estar dentro de todas as regras que foram citadas tópicos acima.

Depois disso, é preciso levar alguns documentos para o INSS 2022. E somente lá, solicitar pelo recebimento dos pagamentos com o valor Salário Família 2022.

Veja quais documentos levar:

  • Requerimento do Salário Família;
  • Carteira Profissional do responsável;
  • Certidão de nascimento dos filhos, tutelados ou/e enteados;
  • Documentos pessoais como RG e CPF; 
  • Termo de Responsabilidade;
  • Comprovante de frequência escolar para os maiores de 7 anos e menores de 14;
  • Em casos de invalidez, deve ser apresentado o laudo médico do INSS;
  • Carteira de vacinação da criança.

Dessa forma, você poderá dar entrada no benefício do Salário Família 2022 e assim, começar a receber os pagamentos em sua conta bancária.

Passar em um concurso é o sonho de muitos brasileiros, isto porque, a promessa de remuneração alta e estabilidade no trabalho são benefícios muito visados.

Mas para ser um concorrente selecionado, é preciso se preparar para o exame. Você sabe para quais concursos você deve se preparar? Confira a seguir 10 concursos com grandes chances de abrir em 2022!

Concurso do INSS

O INSS é conhecido por proporcionar diversos benefícios para seus funcionários e tem grandes chances de abrir concurso para as mais diversas áreas de atuação. Quem se interessa em trabalhar para esta instituição deve conferir todas as informações sobre o concurso do INSS e se preparar para a prova.

Concurso da MPU

O Ministério Público da União também poderá contratar muitos profissionais para o próximo ano. É importante se preparar para os exames através de cursos e apostilas.

Concurso da polícia civil

Para construir carreira na polícia, é preciso antes ser selecionado através de um concurso. Esta prova é uma das mais concorridas do Brasil, por isso, quem quer participar do concurso da polícia civil deve estar preparado.

Concurso do IBGE

O IBGE é a sigla para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a probabilidade de que a instituição abra o Concurso IBGE 2022 é muito grande. As ofertas de vagas serão para alguns cargos temporários e outros efetivos.

Concurso do Banco do Brasil

O Bando do Brasil é uma das maiores instituições financeiras do país, por isso, trabalhar nesta intuição exige muita preparação. A expectativa é que o concurso para alguns cargos no banco abra em 2022. Confira a oferta da sua cidade!

Concurso do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral promete abrir concurso para o próximo ano e os cargos serão muito específicos. A preparação antecipada para exame do TRE é indispensável.

Concurso da Caixa

Outra instituição financeira que costuma abrir concurso e contratar muitos profissionais periodicamente, é a Caixa Econômica Federal. A expectativa para a abertura do concurso é muito grande para o próximo ano. Quem tem interesse em participar dessa seleção, de conferir o material de estudo para cada vaga.

Concurso Correios

Os correios dispõem de muitas vagas em vários âmbitos profissionais, portanto, vale a pena conferir a oferta para nível médio e para nível superior.

Concurso Receita Federal

Há uma grande chance da Receita Federal disponibilizar mais de mil vagas através do concurso público. A remuneração é alta, portanto, o exame é bastante concorrido.

Concurso Detran

Sendo o órgão responsável pelos aspectos de trânsito, o Detran também poderá abrir concurso no próximo ano e com uma grande oferta de vagas.

O BBB 2022 mal começou e já tem muita novidade rolando. Além da chegada dos dezesseis participantes, já na noite desta terça-feira (23) os brothers e sisters foram submetidos a primeira prova de habilidade física, dividida em três grupos. E tem mais: os grupos que perdessem as disputas sofreriam algumas consequências.

bbb

Apenas participaram da prova 12 participantes: Lucas, Viegas, Wagner, Caruso, Mahmoud, Kaysar, Breno e Nayara, Ana Paula, Jéssica, Jaqueline, Patrícia.

O time azul foi formado apenas por mulheres: Ana Paula, Jéssica, Jaqueline e Nayara, o grupo ficou em segundo lugar e por isso podem disputar da prova do líder, porém estão no TÁ COM NADA e terão que comer CARNE DE RÃ (ninguém merece, né?! kkk) dada como a proteína da semana.

O time vermelho de inicio estavam bem na prova, mas acabaram saindo sem nada. Ou seja, estão no Tá Com Nada, e não puderam disputar a prova do líder.

Já quem se deu bem forma os quadro excluídos da prova, que vão poder participar da prova do líder na quinta-feira (25), é ainda por cima estão do Tá Com Tudo.

A grande equipe vencedora foi a verde, composta pelos 4 brothers, ficaram com dois prêmios de R$ 5.000 e duas imunidades que tiveram que dividir entre si, ou seja, 1 prêmio para cada, Viegas e Caruso escolheram ficar com R$ 5.000, Lucas e Wagner com a imunidade.

E aí, o que você iria preferir? 5 mil reais na conta ou uma semana garantida na casa mais vigiada do Brasil? Saiba como assistir BBB 2022 ao vivo.

No mês de Maio, os alunos matriculados a partir do 6° ano devem participar da OBMEP. A prova é aplicada apenas para os jovens das escolas inscritas na OBMEP. Isso significa que não é uma avaliação obrigatória. Podem participar, tanto colégios da rede pública como da rede privada.

O que é a OBMEP?

Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O objetivo é estimular o conhecimento na área matemática, acelerar a alfabetização, estimular atividades de alfabetização e descobrir novos talentos.

A OBMEP é aplicada em duas fases, a primeira acontece em Maio e a fase seguinte em Setembro. Os alunos que obtiverem as melhores notas, juntamente com seus professores, serão premiados.

Em 2018 também foi feita a primeira edição do OBMEP nível A. Nessa modalidade participaram crianças do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, apenas da rede pública. O mesmo aconteceu em 2019, a ideia é testar uma possível participação dos alunos desse ciclo.

Antes da prova ser aplicada, a coordenação e professores devem notificar os familiares sobre a importância da participação dos alunos. Preparando-os para a olimpíada.

Provas da OBMEP

No site da olimpíada ficam disponíveis os conteúdos que serão aplicados nas duas fases da prova, um banco de dados que devem ser acessados por professores e direção da escola.

A proposta é que essa divulgação de material didático contribua para a preparação da estrutura prova da OBMEP. Dividida em duas fases, a disputa funciona assim:

  • 1° fase: em maio, serão 20 questões objetivas. Sendo que cada questão vale 1 ponto. O exame é eliminatório, isso significa que são classificados aqueles que obtiverem as melhores pontuação, em ordem classificatória conforme o número de vagas disponíveis para a escola;
  • 2° fase: em setembro, serão 6 questões dissertativas valendo 20 pontos cada. A prova é aplicada em local e horário pré-definido pela organização da olimpíada. Serão vencedores os que obtiverem as melhores pontuações.

O exame é divido por níveis, conforme as séries cadastras. Por tanto, quem for aluno do 9° ano não deverá resolver questões da grade disciplinar do 6° ano. Ou seja, para cada concorrente as questões têm seu grau de complexidade.

Uma boa maneira de se preparar para a prova é fazendo o simulado OBMEP. As questões e seus gabaritos, divididos por nível, estão disponíveis no portal do exame.

Cronograma da OBMEP

Para todas as escolas participantes vale o mesmo cronograma de aplicação da OBMEP. O calendário determina quais são as fases de cada uma das etapas da disputa.

  • 05 de fevereiro a 15 de março: inscrições das escolas via internet;
  • 16 de março a 25 de março: pagamento taxa de inscrição para escolas privadas;
  • 21 maio: Prova 1° fase;
  • 05 de julho: divulgação dos classificados para a 2° fase;
  • 27 de agosto: divulgação locais de prova;
  • 28 de setembro: Prova 2° fase;
  • 3 de dezembro: divulgação dos premiados.

Após a realização das provas, a própria escola deve enviar para a organização da OBMEP os gabaritos para que seja feita a correção.

Inscrições OBMEP

As escolas que desejam incentivar seus alunos a conhecerem o mundo da matemática, e ainda, querem descobrir novos talentos. Podem realizar suas inscrições OBMEP conforme calendário.

As fichas de preenchimento dos dados cadastrais ficam disponíveis apenas durante o período reservado para a inscrição. Colégios privados pagam uma taxa de R$100, para rede pública a participação é gratuita.