No mês de Maio, os alunos matriculados a partir do 6° ano devem participar da OBMEP. A prova é aplicada apenas para os jovens das escolas inscritas na OBMEP. Isso significa que não é uma avaliação obrigatória. Podem participar, tanto colégios da rede pública como da rede privada.

O que é a OBMEP?

Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O objetivo é estimular o conhecimento na área matemática, acelerar a alfabetização, estimular atividades de alfabetização e descobrir novos talentos.

A OBMEP é aplicada em duas fases, a primeira acontece em Maio e a fase seguinte em Setembro. Os alunos que obtiverem as melhores notas, juntamente com seus professores, serão premiados.

Em 2018 também foi feita a primeira edição do OBMEP nível A. Nessa modalidade participaram crianças do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, apenas da rede pública. O mesmo aconteceu em 2019, a ideia é testar uma possível participação dos alunos desse ciclo.

Antes da prova ser aplicada, a coordenação e professores devem notificar os familiares sobre a importância da participação dos alunos. Preparando-os para a olimpíada.

Provas da OBMEP

No site da olimpíada ficam disponíveis os conteúdos que serão aplicados nas duas fases da prova, um banco de dados que devem ser acessados por professores e direção da escola.

A proposta é que essa divulgação de material didático contribua para a preparação da estrutura prova da OBMEP. Dividida em duas fases, a disputa funciona assim:

  • 1° fase: em maio, serão 20 questões objetivas. Sendo que cada questão vale 1 ponto. O exame é eliminatório, isso significa que são classificados aqueles que obtiverem as melhores pontuação, em ordem classificatória conforme o número de vagas disponíveis para a escola;
  • 2° fase: em setembro, serão 6 questões dissertativas valendo 20 pontos cada. A prova é aplicada em local e horário pré-definido pela organização da olimpíada. Serão vencedores os que obtiverem as melhores pontuações.

O exame é divido por níveis, conforme as séries cadastras. Por tanto, quem for aluno do 9° ano não deverá resolver questões da grade disciplinar do 6° ano. Ou seja, para cada concorrente as questões têm seu grau de complexidade.

Uma boa maneira de se preparar para a prova é fazendo o simulado OBMEP. As questões e seus gabaritos, divididos por nível, estão disponíveis no portal do exame.

Cronograma da OBMEP

Para todas as escolas participantes vale o mesmo cronograma de aplicação da OBMEP. O calendário determina quais são as fases de cada uma das etapas da disputa.

  • 05 de fevereiro a 15 de março: inscrições das escolas via internet;
  • 16 de março a 25 de março: pagamento taxa de inscrição para escolas privadas;
  • 21 maio: Prova 1° fase;
  • 05 de julho: divulgação dos classificados para a 2° fase;
  • 27 de agosto: divulgação locais de prova;
  • 28 de setembro: Prova 2° fase;
  • 3 de dezembro: divulgação dos premiados.

Após a realização das provas, a própria escola deve enviar para a organização da OBMEP os gabaritos para que seja feita a correção.

Inscrições OBMEP

As escolas que desejam incentivar seus alunos a conhecerem o mundo da matemática, e ainda, querem descobrir novos talentos. Podem realizar suas inscrições OBMEP conforme calendário.

As fichas de preenchimento dos dados cadastrais ficam disponíveis apenas durante o período reservado para a inscrição. Colégios privados pagam uma taxa de R$100, para rede pública a participação é gratuita.

Deixe um comentário