Chega mais um ano e com ele a necessidade de realizar o pagamento do IPTU 2021 BH. Algumas pessoas não entendem completamente como funciona a cobrança ou a importância deste tipo de imposto. Por isso, no artigo de hoje os mineiros vão conhecer todas as informações sobre o IPTU 2021 BH.

IPTU 2021 Belo Horizonte

O IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana que é instituído em todas as cidades do Brasil. O seu objetivo é o de arrecadar fundos para os cofres públicos municipal e destiná-los aos custeios com os serviços oferecidos pela cidade e com a manutenção que todo município exige.

✓ Comparando preços? Veja também os valores dos IPTU’s:

  • IPTU 2021 DF

Por tanto, os contribuintes pagam a taxa anualmente para que o dinheiro seja revertido no uso deles mesmos, em melhorias na saúde, educação, segurança, infraestrutura e desenvolvimento local. Como em todas as cidades, em BH os responsáveis por essa cobrança são os setores financeiros e de administração.

O contribuinte do IPTU 2021 BH é o proprietário do imóvel, o titular ou o seu possuidor. As propriedades vigentes são: casas, apartamentos, terrenos mesmo que sem construção, prédios, comércios e salas comerciais.

Base para o cálculo do IPTU 2021 BH

Antes de determinar quanto cada contribuinte vai pagar pelo IPTU 2021 BH é feito um cálculo. A base para o cálculo é o valor venal da propriedade, quer dizer, o seu valor de revenda á vista.

O valor venal do imóvel será determinado seguindo estes elementos:

  • Preços atuais das transações no mercado imobiliário;
  • Zoneamento urbano;
  • Características do endereço e da região onde se situa o imóvel;
  • Características do terreno como: área; topografia, forma e acessibilidade;
  • Características da construção como: área; qualidade, tipo e ocupação; o ano da construção;
  • Custos de reprodução.

A avaliação dos imóveis será feita através do Mapa de Valores Genéricos, que contém a Listagem ou Planta de Valores de Terrenos, a Tabela de Preços de Construção e, outros pontos que podem valorizar a propriedade.

*Estas informações ficam registradas nos documentos da prefeitura!

Quem desejar fazer a revisão dos valores pode facilitar este processo através do Agendamento Eletrônico, um portal que a prefeitura deixa disponível para que os contribuintes marquem como antecedência a sua ida até as secretarias responsáveis.

Valor IPTU 2021 BH

Determinado o valor venal da propriedade, outro fator que influencia no valor IPTU 2021 BH é a alíquota definida pela administração da cidade. Esta alíquota deve ser multiplicada pelo preço do imóvel: alíquota x valor venal = IPTU.

Esta porcentagem sofre alterações de acordo com o tipo de construção do imóvel, o seu uso e ocupação. Veja abaixo a tabela definida para 2018, acredita-se que para o próximo ano poucas alterações devem ser levadas em conta, o reajuste depende da inflação ou necessidade dos cofres públicos.

Lembrando que taxas de coleta de lixo e iluminação podem ser acrescentadas no preço total do IPTU 2021 BH, mas esta informação fica descrita no carnê.

Pagamento IPTU 2021 BH

Para a realização do pagamento IPTU 2021 BH ficam disponíveis duas maneiras: em cota única ou parcelado.

Os contribuintes terão desconto de 5% no pagamento referente ao adiantamento integral de, no mínimo, duas parcelas, realizado à vista até o dia 22 de janeiro;

Pagamento parcelado do valor do tributo em 11 parcelas mensais e consecutivas, com vencimento da primeira parcela no dia 15 de fevereiro e das demais parcelas no dia 15 de cada mês.

A maior parte das agências bancárias e casas lotéricas fazem o recolhimento do valor do tributo, mas para evitar frustrações verifique com os funcionários.

Consulta e 2 via IPTU 2021 BH

O contribuinte que por algum motivo não receber direto em sua residência a guia para pagamento do imposto, pode fazer a consulta e 2 via IPTU 2021 BH direto do site da prefeitura, com facilidade. Apenas certifique-se de que possui um bom acesso à internet.

  • Acesse o site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte;
  • Coloque a seta em cima de ‘Acesso Rápido’, aparecerão opções de acesso. Clique em ‘2° via IPTU‘;
  • Preencha as informações de acordo com a opção que preferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *